23 março 2014

SOMATERAPIA, A CURA ATRAVÉS DO ANARQUISMO

A SOMATERAPIA, criada pelo patrono do Anarquismo no Brasil e formidável pessoa, o psiquiatra Roberto Freire, pode ser um grande passo no caminho da catarse que a humanidade precisará fazer para se libertar dos dogmas, padrões de comportamento, ideias, conceitos e preconceitos, que só o que fazem é cada vez mais lhe aprisionar.

O QUE É A SOMATERAPIA?

"É uma terapia corporal e em grupo, baseada no Anarquismo e na teoria de Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud. A Somaterapia entende o conflito neurótico — que gera conflitos e dependências  a partir das relações de poder presentes em vários níveis da sociedade. Assim, o Anarquismo com ética filosófica procura permear a metodologia da Somaterapia, permitindo a identificação do autoritarismo nas relações interpessoais. Além da teoria reichiana, ela também adota o aqui-e-agora da Gestalt-terapia e as descobertas sobre a pragmática da comunicação humana presente nos estudos da Antipsiquiatria, especialmente o conceito de Duplo-Vínculo e sua implicação nas relações afetivas."
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Somaterapia)



QUEM FOI ROBERTO FREIRE?
"Psicanalista, escritor, jornalista, dramaturgo, e antes de tudo um anarquista. Um anarquista graças a Deus?! Não, um anarquista graças a Eros. Um militante do prazer, um guru brasileiro, um guru da contracultura do terceiro mundo verde-amarelo."
(Antônio Abujamra)




Nenhum comentário:

Postar um comentário