27 novembro 2014

RELIGIÃO PROVOCA VIOLÊNCIA

"Quando o religioso, ou o crente, se sente ameaçado por uma ideia que não combina com a dele, ou uma ideia que questiona a sua crença, ele vai se sentir ofendido, retraído e o impulso será atacar; essa é a dinâmica da violência: você tem que defender uma verdade absoluta, quem questiona e quer debater isso é um inimigo, e você precisa dar cabo desse inimigo.

A religião provoca violência, instiga aqueles instintos de autodefesa, de retaliação, que são os instintos animalescos que nós ainda conservamos.

No Evangelho de Lucas, capítulo 11 e versículo 23, só para dar um exemplo dessa tradição cristã, é o próprio Jesus que diz:

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Essa frase é forte, e ela já não permite debate, não permite troca de ideias, ela suscita intolerância, como várias outras frases que nós podemos citar. Assim, essa possibilidade da violência está implícita também no discurso que alegadamente seria só pacífico, que é o caso do Novo Testamento.

Muito dessa violência que se vê na história, e que continua acontecendo, encontra respaldo nos próprios textos ditos sagrados."

Prof. Marcelo da Luz





●▬▬▬▬۩۩▬▬▬▬●




●▬▬▬▬۩۩▬▬▬▬●




Um comentário:

  1. Achei este vídeo pertinente:Vale a pena polemizar? - Flávio Gikovate: http://youtu.be/mqLipuy_UTw

    ResponderExcluir