25 dezembro 2016

LUIZ CARLOS PRESTES


"Iluminar, iluminar, eis o meu lema, e o do sol."
— Olga Benário Prestes




Luiz Carlos Prestes (Porto Alegre, 1898 – Rio de Janeiro, 1990) foi um militar e político comunista brasileiro, aliás, foi o comunista mais importante e famoso do Brasil, e uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX. Foi secretário-geral do Partido Comunista do Brasil e companheiro de Olga Benário, morta na Alemanha Nazista por câmara de gás após ser entregue àquele regime pelo governo do ditador Getúlio Vargas.

fonte:
Wikipédia









O 1º encontro de Prestes com a filha, Anita, nascida numa prisão da Alemanha nazista


Dona Leocádia, mãe de Luiz Carlos Prestes, com a pequena Anita (1938)





















.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.

Tenentismo
Movimento político-militar no início da década de 1920, e constituído de uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro descontentes com a situação política do Brasil, que propunham reformas na estrutura de poder do país dominada por uma oligarquia que controlava o governo e abusava de sua autoridade. Entre essas reformas se destacam o fim do voto aberto (voto de cabresto), a instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolução Paulista de 1924, a Comuna de Manaus de 1924, e a Coluna Prestes de 1925 a 1927.





Coluna Prestes

Foi um movimento ligado ao Tenentismo e de insatisfação com a República Velha; em defesa do voto secreto, do ensino público e da obrigatoriedade do ensino primário para toda a população. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luiz Carlos Prestes, a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército, chamadas de legalistas, ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.



Integralismo
Doutrina política ultraconservadora, tradicionalista, nacionalista, apresentando semelhanças com o fascismo. No Brasil, surgiu nos anos 1930 como um movimento liderado por Plínio Salgado, tendo como lema "Deus, Pátria e Família".












Ou Levante Comunista, foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado em 1935 por militares, em nome da Aliança Nacional Libertadora, com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Comintern.






É um livro de memórias de Graciliano Ramos, que foi preso em 1936 sob a acusação de envolvimento político com a Intentona Comunista, de 1935. Nesse livro, Graciliano descreve, entre outros acontecimentos, a entrega de Olga Benário para a Gestapo.

Aliança Nacional Libertadora
A ANL foi uma organização de esquerda criada no Brasil em 1935, de caráter anti-imperialista, antifascista e anti-integralista; congregando comunistas, militares, operários e intelectuais preocupados em deter o avanço do nazifascismo, e insatisfeitos com a aproximação entre o governo de Getúlio Vargas e os grupos oligárquicos.



A história da Internacional Comunista remonta a 1864, quando foi criada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), integrada por organizações operárias de diversos países europeus. O mentor e principal líder da AIT era Karl Marx. A repressão e as crescentes divergências internas enfraqueceram a organização, que acabou sendo extinta em 1876. Em 1889, foi criada em Paris a Segunda Internacional dos Trabalhadores, que seguia a doutrina marxista mas integrava também diferentes correntes do movimento operário. A partir de 1914, com o desenrolar da Primeira Guerra Mundial, desentendimentos internos vieram à tona e enfraqueceram a unidade da associação.



Comintern
Ou Komintern (do alemão Kommunistische Internationale), é o termo com que se designa a Terceira Internacional Comunista (1919-1943), isto é, a organização internacional fundada por Vladimir Lênin e pelo Partido Comunista da União Soviética, em 1919, para reunir os partidos comunistas de diferentes países. Tinha como propósito lutar pela superação do capitalismo, estabeler a ditadura do proletariado, abolir a divisão de classes e o Estado, instalar o socialismo e derrubar a burguesia internacional.




.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.


Conclamando os brasileiros a formar um governo popular nacional revolucionário


e do seu legado revolucionário para o Brasil




O Comício no Pacaembu
Em 1945, no Pacaembu/SP, ocorreu um grande comício do PCB realizado por Luiz Carlos Prestes na presença de Pablo Neruda.


"...Peço hoje um grande silêncio de vulcões e rios.
Um grande silêncio peço de terras e varões.
Peço silêncio à América da neve ao pampa.
Silêncio: com a palavra o Capitão do Povo.
Silêncio: que o Brasil falará por sua boca."


18 dezembro 2016

DNA E HOMOSSEXUALIDADE

A homossexualidade é tão antiga quanto as populações humanas. Um grande estudo australiano, publicado em 2000, mostrou que sua prevalência em ambos os sexos é de 8%. A literatura científica dos últimos 20 anos deixa claro que o comportamento homossexual não é mera questão de estilo de vida, mas está arraigado na biologia individual. Dean Hamer, em 1993, publicou na revista Science que um ou mais genes presentes na posição q28 do cromossomo X estariam ligados à homossexualidade. Estudos realizados entre gêmeos univitelinos mostram que quando um dos irmãos é gay, o outro tem de 20% a 50% de probabilidade de exibir a mesma característica.

fonte:


















17 dezembro 2016

A "DEMOCRACIA" BRASILEIRA

Na história brasileira, desde os seus primórdios, mas especialmente no período republicano, a nossa "democracia" sempre foi predominantemente desenhada pelas classes dominantes, pelas chamadas elites políticas, frequentemente sem a participação popular. Tem sido uma "democracia" que nega inclusive a origem etimológica da palavra democracia, que literalmente significa o poder do povo. A nossa "democracia" também tem uma origem muito atada à sociedade colonial, escravista, senhorial, que se constituiu durante a montagem do processo de colonização, que deu os contornos mais gerais do que nós poderíamos chamar, no caso brasileiro, de um poder que tem uma aparência democrática, mas lhe falta a substância social que conformaria uma sociedade e um poder democráticos, que é exatamente a presença ativa, participante e condutora das classes populares.
RICARDO ANTUNES






10 dezembro 2016

AMOR DE MÃE BURGUESA

É muito mais temeroso o amor de mãe burguesa do que todas as bombas e mísseis nucleares ativados. A doença mental pode ser produzida socialmente, em especial através da família, quando ela atua instaurando o autoritarismo nas pessoas. Na sociedade burguesa, o amor não é usado apenas para se amar, mas também como arma de destruição. Nela, é o amor que destrói.
ROBERTO FREIRE






ROBERTO FREIRE
O patrono do Anarquismo no Brasil

Roberto Freire (São Paulo, 1927 - 2008) foi um psiquiatra, pensador libertário e escritor brasileiro. Além de escrever mais de 30 livros entre romances e ensaios, Freire envolveu-se também com teatro, jornalismo, cinema, televisão e música. Sua participação na luta contra a ditadura civil-militar no Brasil e seu envolvimento nestas distintas áreas serviram de base para a criação da Somaterapia, uma nova e heterodoxa técnica terapêutica baseada principalmente no Anarquismo e nas ideias de Wilhelm Reich.

fontes:
Roberto Freire (Wikipédia)
Roberto Freire (Soma - Uma Terapia Anarquista)




ARGUMENTUM AD HOMINEM

É uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor, e não ao seu conteúdo. Um argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas. A falácia ocorre porque conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo, o que é absurdo. O argumento contra a pessoa é uma das falácias caracterizadas pelo elemento da irrelevância, por concluir sobre o valor de uma proposição através da introdução, dentro do contexto da discussão, de um elemento que não tem relevância para isso, que neste caso é um juízo sobre o autor da proposição.

fonte:
Argumentum ad hominem (Wikipédia)







REACIONÁRIOS & COXINHAS

O termo "reacionário" é associado aos indivíduos que defendem uma manutenção do status quo político e social quando propostas de mudança ou tentativas de revoluções são encetadas. Nesse sentido, entende-se como "reação" o conjunto de forças que atuam no sentido de retorno ao estado anterior. O reacionário é o oposto do revolucionário. O termo foi empregado pela primeira vez no contexto da Revolução Francesa (1789-1799) no sentido de que reacionários eram os que reagiam contra as mudanças iniciadas pela Revolução e pretendiam um retorno ao antigo regime.

"Coxinha" é um termo pejorativo, usado como gíria, e que serve para descrever uma pessoa "certinha", "arrumadinha". É alguém conhecido pelo excessivo cuidado com a imagem, hábitos burgueses, por ostentar um padrão de vida de custo elevado, e posturas políticas conservadoras. Aponta-se, também, o coxinha como aquele que se opõe com vigor a ideias políticas ou econômicas consideradas de esquerda.

fontes:
Reacionário (Wikipédia)
Coxinha (Wikipédia)