— Olga Benário Prestes
Luiz Carlos Prestes (Porto Alegre, 1898 – Rio de Janeiro, 1990) foi um militar e político comunista brasileiro, aliás, foi o comunista mais importante e famoso do Brasil, e uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX. Foi secretário-geral do Partido Comunista do Brasil e companheiro de Olga Benário, morta na Alemanha Nazista por câmara de gás após ser entregue àquele regime pelo governo do ditador Getúlio Vargas.
fonte:
- Wikipédia
O 1º encontro de Prestes com a filha, Anita, nascida numa prisão da Alemanha nazista
Dona Leocádia, mãe de Luiz Carlos Prestes, com a pequena Anita (1938)
.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.
Tenentismo
Movimento político-militar no início da década de 1920, e constituído de uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro descontentes com a situação política do Brasil, que propunham reformas na estrutura de poder do país dominada por uma oligarquia que controlava o governo e abusava de sua autoridade. Entre essas reformas se destacam o fim do voto aberto (voto de cabresto), a instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revolução Paulista de 1924, a Comuna de Manaus de 1924, e a Coluna Prestes de 1925 a 1927.
Coluna Prestes
Foi um movimento ligado ao Tenentismo e de insatisfação com a República Velha; em defesa do voto secreto, do ensino público e da obrigatoriedade do ensino primário para toda a população. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Luiz Carlos Prestes, a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército, chamadas de legalistas, ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
Integralismo
Doutrina política ultraconservadora, tradicionalista, nacionalista, apresentando semelhanças com o fascismo. No Brasil, surgiu nos anos 1930 como um movimento liderado por Plínio Salgado, tendo como lema "Deus, Pátria e Família".
Ou Levante Comunista, foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado em 1935 por militares, em nome da Aliança Nacional Libertadora, com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Comintern.
É um livro de memórias de Graciliano Ramos, que foi preso em 1936 sob a acusação de envolvimento político com a Intentona Comunista, de 1935. Nesse livro, Graciliano descreve, entre outros acontecimentos, a entrega de Olga Benário para a Gestapo.
Aliança Nacional Libertadora
A ANL foi uma organização de esquerda criada no Brasil em 1935, de caráter anti-imperialista, antifascista e anti-integralista; congregando comunistas, militares, operários e intelectuais preocupados em deter o avanço do nazifascismo, e insatisfeitos com a aproximação entre o governo de Getúlio Vargas e os grupos oligárquicos.
A história da Internacional Comunista remonta a 1864, quando foi criada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), integrada por organizações operárias de diversos países europeus. O mentor e principal líder da AIT era Karl Marx. A repressão e as crescentes divergências internas enfraqueceram a organização, que acabou sendo extinta em 1876. Em 1889, foi criada em Paris a Segunda Internacional dos Trabalhadores, que seguia a doutrina marxista mas integrava também diferentes correntes do movimento operário. A partir de 1914, com o desenrolar da Primeira Guerra Mundial, desentendimentos internos vieram à tona e enfraqueceram a unidade da associação.
Comintern
Ou Komintern (do alemão Kommunistische Internationale), é o termo com que se designa a Terceira Internacional Comunista (1919-1943), isto é, a organização internacional fundada por Vladimir Lênin e pelo Partido Comunista da União Soviética, em 1919, para reunir os partidos comunistas de diferentes países. Tinha como propósito lutar pela superação do capitalismo, estabeler a ditadura do proletariado, abolir a divisão de classes e o Estado, instalar o socialismo e derrubar a burguesia internacional.
.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.oOo.
Conclamando os brasileiros a formar um governo popular nacional revolucionário
e do seu legado revolucionário para o Brasil
O Comício no Pacaembu
Em 1945, no Pacaembu/SP, ocorreu um grande comício do PCB realizado por Luiz Carlos Prestes na presença de Pablo Neruda.
"...Peço hoje um grande silêncio de vulcões e rios.
Um grande silêncio peço de terras e varões.
Peço silêncio à América da neve ao pampa.
Silêncio: com a palavra o Capitão do Povo.
Silêncio: que o Brasil falará por sua boca."