02 outubro 2016

SAUL ALINSKY

Um revolucionário profissional
Saul Alinsky (1909 - 1972), ativista e escritor, foi o maior arquiteto da esquerda atual norte-americana. Se Antonio Gramsci pode ser mencionado como o idealizador de uma estratégia, Alinsky é como se fosse um gerente. Gramsci como um estrategista, Alinsky como um elaborador de táticas para se alcançar a estratégia. Aliás, Alinsky não se distancia em momento algum da estratégia gramsciana. Na realidade, ele ensina a implementá-la.

fonte:
Um Raio X das regras para radicais de Saul Alinsky


Regras para a esquerda radical
No seu livro "Rules for Radicals: A Practical Primer for Realistic Radicals", publicado em 1971, Alinsky, baseando-se em lições que ele aprendeu com as suas experiências como organizador de comunidades nos EUA, entre 1939 e 1971, cria um guia para as novas gerações de radicais sobre como agir em projetos de conquista de poder para alavancar vantagens no jogo político em relação aos conservadores de direita.

fontes:
Rules for Radicals
Rules for Radicals: A Practical Primer for Realistic Radicals
Um Raio X das regras para radicais de Saul Alinsky


Lúcifer, o primeiro revolucionário
"Para que não nos esqueçamos de pelo menos um reconhecimento irônico da primeira e mais radical de nossas lendas, mitologias e história (e quem é que sabe onde a mitologia termina e começa a história — ou qual é qual), o primeiro radical da história humana, o qual se rebelou contra a classe dominante e fez uma rebelião tão eficaz que pelo menos ganhou seu próprio reino: Lúcifer."
— Saul Alinsky
fonte:
Quem foi o primeiro esquerdista?



Nenhum comentário:

Postar um comentário