07 dezembro 2014

DEUS E AS FORMIGAS

Qual a importância da existência ou não de Deus?
Ele existindo ou não, vamos perder todos aqueles que amamos, todos vão morrer e virar poeira a 7 palmos debaixo da terra, inclusive nós mesmos. Se Deus é bom, imagina então se não fosse.

Deus existe, é claro. Mas vamos supor que, de repente, por algum motivo qualquer, ele deixasse de existir. Nesse caso, ninguém perceberia a falta dele, a vida aqui na Terra e tudo no universo permaneceriam do mesmo jeito que sempre foram, os homens bons continuariam praticando a bondade e os maus a maldade. Assim, a inexistência de Deus não afetaria em nada a sua Criação, porque a sua existência também não produz nenhum efeito nela. Mas, existir dessa forma, sem causar nada, não é o mesmo que estar morto?! Inclusive, até invisível ela já é.

Portanto, a realidade nos mostra mesmo é um Deus invisível, distante, insensível, arredio, arisco, antissocial, incompreensível, improvável, inacessível. E o que nos impede de enxergar essa realidade é o medo; o medo da ira de Deus, o medo de se sentir fora do rebanho e desprotegido, ou até o receio de ser taxado de politicamente incorreto.

Além disso, tudo na Criação é científico, tudo é físico ou químico, energia interagindo com energia, a matemática está impregnada em todas as coisas. Não existe nada na natureza que possa ser relacionado com religião, a qual não passa de uma invenção, de uma ideia; e se fôssemos humanizar Deus, ele estaria mais para cientista do que para monge, padre ou pastor. Segundo a neurociência, até o amor, e todos os sentimentos derivados dele, é o resultado de reações químicas relacionadas com um hormônio chamado ocitocina, também conhecido como a molécula do amor; sem ocitocina no seu corpo você jamais conseguirá amar, e, portanto, ao contrário do que pregam as religiões, o amor é uma coisa que não se cultiva, pois não depende da nossa vontade.

Mas tudo é relativo, e para as formigas, nós, seres humanos, também somos deuses; assim, espero que um dia deixemos de ser formigas e de achar que Deus é um deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário