26 outubro 2018

HOSPÍCIO É DEUS

...Eu crescia e cresciam meus temores: o escuro, a noite, a morte, o sexo, a vida  e principalmente Deus: de quem nada se podia ocultar. Costumava pensar: “Cristo veio à Terra em forma de homem; Cristo teria sexo? Mas sexo? Pensar isso de Jesus?  Já pensei e Deus sabe. Ele sabia, mesmo antes de eu pensar”. Meu complexo de culpa tornou-se tanto que ficava chorando pelos cantos da casa, todos indagando intrigados: “ Que tem essa menina, está doente?”. E foi esta Divindade que me ensinou a mentir: diziam: “ Devemos amar a Deus sobre todas as coisas”. Sim, concordava com veemência e mentira. Amá-lo como, impiedoso e desconhecido, me espionando o dia todo? Ia matar-me quando quisesse, mandar-me para o inferno. Amar a Deus? Deus, meu pai? Ora, a meu pai eu abraçava, pedia coisas, tocava. Como podia ser meu pai um ser de quem só tinha notícias  além de tudo terríveis?  Minhas relações com Deus foram as piores possíveis  eu não me confessava odiá-lo por medo da sua cólera. Mas a verdade é que fugia-lhe como julgava possível  e jamais o amei. Deus foi o demônio da minha infância...
MAURA LOPES CANÇADO em Hospício É Deus



Durante a década de 1960, Maura Lopes Cançado (1929 - 1993) publicou seus dois únicos livros: O Hospício É Deus (1965) O Sofredor do Ver (1968).

Hospício é Deus é um diário em que Maura relata o seu período de internação para tratamento psiquiátrico no Hospital do Engenho de Dentro, atual Instituto Municipal Nise da Silveira, no Rio de Janeiro.

━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━


━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━


“Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas.”
NISE DA SILVEIRA

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.”
NISE DA SILVEIRA

“A criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos, são levados a reconhecerem-se entre si, a associarem-se, e mesmo tumultos internos adquirem forma.”
NISE DA SILVEIRA










E por falar em mulher guerreira, salve Nise da Silveira!!!
(Angela Carvalho, Paulo Fernando e OLM)

O Loucura vai passar
Com seu jeito carioca
Trazendo muita alegria e simpatia
Pelas ruas da cidade
Deixa eu falar em poesia
E expressar minha humanidade
É preciso resistir
Quebrem os cadeados
Viva a Liberdade

De mulher e de louco
Todos nós temos um pouco
Refazer, Resistir e Recriar
Sem Loucura não vai dar

E por falar em mulher guerreira
Salve Nise da Silveira
Com loucura no coração
Fazia arte com emoção

━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━





━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━

fontes:
Folha de S.Paulo
Trabalho de Conclusão de Curso - GABRIELA SIMÕES PEREIRA 
GRUPO AUTÊNTICA
Maura Lopes Cançado (Wikipedia)
Hospício Pedro II (Wikipedia)
Quem foi Nise da Silveira, a mulher que revolucionou o tratamento da loucura no Brasil
'Nise - O Coração da Loucura' faz retrato competente de médica

18 frases Nise da Silveira que são exemplos de sua genialidade
Nise da Silveira - Médica Psiquiatra e Escritora
Museu de Imagens do Inconsciente
Bloco Loucura Suburbana
As artes de Arthur Bispo do Rosário



23 setembro 2018

ROSA LUXEMBURGO

“É preciso autodisciplina interior, maturidade intelectual, seriedade moral, senso de dignidade e de responsabilidade, todo um renascimento interior do proletário. Com homens preguiçosos, levianos, egoístas, irrefletidos, e indiferentes, não se pode realizar o socialismo.”
ROSA LUXEMBURGO (1871 - 1919)







09 agosto 2018

LEI CONTRA O CRISTIANISMO

Art. 1º – Qualquer espécie de antinatureza é vício. O tipo de homem mais vicioso é o sacerdote: ele ensina a antinatureza. Contra o sacerdote não há razões: há cadeia.

Art. 2º – Qualquer tipo de colaboração a um ofício divino é um atentado contra a moral pública. Seremos mais ríspidos com protestantes que com católicos, e mais ríspidos com os protestantes liberais que com os ortodoxos. Quanto mais próximo se está da ciência, maior o crime de ser cristão. Consequentemente, o maior dos criminosos é filósofo.

Art. 3º – O local amaldiçoado onde o cristianismo chocou seus ovos de basilisco deve ser demolido e transformado no lugar mais infame da Terra, constituirá motivo de pavor para a posteridade. Lá devem ser criadas cobras venenosas.

Art. 4º – Pregar a castidade é uma incitação pública à antinatureza. Qualquer desprezo à vida sexual, qualquer tentativa de maculá-la através do conceito de “impureza” é o maior pecado contra o Espírito Santo da Vida.

Art. 5º – Comer na mesma mesa que um padre é proibido: quem o fizer será excomungado da sociedade honesta. O padre é o nosso chandala – ele será proscrito, lhe deixaremos morrer de fome, jogá-lo-emos em qualquer espécie de deserto.

Art. 6º – A história “sagrada” será chamada pelo nome que merece: história maldita; as palavras “Deus”, “salvador”, “redentor”, “santo” serão usadas como insultos, como alcunhas para criminosos.

Art. 7º – O resto nasce a partir daqui.

30 de setembro de 1888.










06 junho 2018

O JOVEM KARL MARX

Aos 26 anos, Karl Marx e sua esposa, Jenny, embarcam para o exílio. Na Paris de 1844, ele conhece outro jovem: Friedrich Engels, que sendo filho de um industrial, acompanhou de perto o nascimento da classe trabalhadora britânica. Assim, oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura, a repressão e os tumultos, eles lideram e renovam os ideais do movimento operário da era moderna.






━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━




━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━




━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━◦○◦━






15 maio 2018

O MONOPÓLIO DA MORAL

"Leiam os Evangelhos como o livro da sedução usando a moral como recurso: a moral foi coberta com uma capa por essa gentinha, eles conhecem a importância da moral! Através da moral conduz-se a humanidade mais facilmente pelo bico! Na verdade, o que temos aqui é a pretensão da elite disfarçada de modéstia: colocaram definitivamente a 'comunidade', os 'bons', e os 'justos', de um só lado, do lado da 'verdade', e o resto, o 'mundo', do outro lado... Isso foi a forma mais calamitosa de megalomania que já existiu sobre a Terra: uma pequena multidão disforme de hipócritas e mentirosos começou a monopolizar os conceitos de 'Deus', 'verdade', 'luz', 'espírito', 'amor', 'sabedoria', 'vida', como se fossem seus sinônimos, para com isso delimitar o 'mundo' com respeito a si; os partidários da nova doutrina, maduros para toda espécie de manicômio, fazem girar os valores em torno de si, como se o cristão fosse o único sentido, o sal, a única e última medida de julgamento para o resto do mundo..."
FRIEDRICH NIETZSCHE








05 maio 2018

BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE KARL MARX

Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Tréveris (em alemão: Trier), na antiga Prússia, atual Alemanha.


Esses 200 anos que nos separam do nascimento de Karl Marx trouxeram consigo profundas transformações na vida, na economia e na sociedade. 




Na Inglaterra do século 18, a maior potência comercial de então, fruto da Revolução Industrial, assistia-se a uma profunda revolução econômica e social. A máquina a vapor, a máquina de fiar algodão e o tear mecânico lançam as bases da indústria. Os camponeses são expulsos da terra, os artesãos são arruinados. Uma massa de trabalhadores livres aflui aos grandes centros urbanos. Estes trabalhadores livres vendem o único bem que lhes resta: a sua força de trabalho. O trabalho assalariado generaliza-se, massifica-se e instala-se. Nasce o capitalismo. A burguesia apropria-se da propriedade. O trabalho fica para o proletariado.
VASCO CARDOSO, membro da Comissão Política do Comitê Central do Partido Comunista Português - PCP


A contribuição de Marx para a compreensão do modo de produção capitalista constitui um passo de enorme envergadura e de valor universal na evolução do pensamento econômico e político, particularmente desenvolvidos na sua obra O Capital.
VASCO CARDOSO


No seu desenvolvimento desigual, irruptivo e assimétrico, criador de profundas injustiças e desequilíbrios, propiciador do agravamento das tensões e conflitos de grande escala. Na sua tentativa de mercantilização de todas as dimensões da vida e atividade humana como forma de expansão do domínio do capital e ampliação das possibilidades de obtenção do lucro, o que torna o capitalismo cada vez mais global e onipresente. Nas suas múltiplas formas em que procura contrariar a lei da baixa tendencial da taxa de lucro, onde sobressai a tendência da fuga do capital da esfera produtiva para a especulação e financeirização da economia. Na sua indisfarçável tendência para a estagnação econômica, tão visível nas últimas décadas, face ao mito do crescimento acelerado e perpétuo. No crescente domínio do poder econômico sobre o poder político, com a moldagem cada vez mais visível do Estado pela classe dominante aos seus interesses, como forma de assegurar a exploração, e que assumiu novos desenvolvimentos na sua fase imperialista.
VASCO CARDOSO


A identificação das leis de desenvolvimento do modo de produção capitalista desvendados por Marx e Engels e aprofundadas com genial contribuição de Lênin, constituem um corpo teórico – o Marxismo-Leninismo – cujas análises a vida não só confirmou como se projetam na atualidade e no futuro.
VASCO CARDOSO












30 abril 2018

HOMENS, CAMELOS E SACERDOTES

    Nada valem as melhores coisas, no mundo, sem alguém que primeiro as apresente: o povo chama "grandes homens" a esses apresentadores.
    O povo pouco compreende a grandeza, isto é: a criação. Mas é sensível aos apresentadores e atores das grandes causas.
    O mundo gira ao redor dos inventores de novos valores: — gira de modo invisível. Mas ao redor dos atores giram o povo e a fama: é esse o caminho do mundo.
    Tem espírito o ator, mas um espírito de pouca consciência. Acredita sempre naquilo com que faz acreditar mais firmemente — acreditar nele!
    Amanhã tem ele uma nova fé, e depois de amanhã, uma mais nova. Tem sentidos rápidos, como o povo, e faro caprichoso.
    Derrubar — isto significa para ele: demonstrar. Enlouquecer — isto significa para ele: convencer. E o sangue é, para ele, o melhor dos argumentos.
    Uma verdade que penetra apenas em ouvidos delicados ele chama de mentira e nada. Na verdade, acredita apenas em deuses que fazem grande ruído no mundo!
(do livro Assim falou Zaratustra – Friedrich Nietzsche)